Normalmente é uma coletânea de documentos. É uma coleção de todo o trabalho em andamento na unidade escolar.
Portfólio da Escola
Procedimento condizente com a avaliação formativa constitui-se em uma coleção coletiva e proposital das atividades realizadas pela equipe escolar ao longo dos módulos trabalhados na formação continuada, contando a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.
Essa coleção deve ser construída com a participação de toda a comunidade escolar, pois, cada portfólio é uma criação que retrata a singularidade de cada escola a partir das evidências de aprendizagem próprias a cada processo.
Na construção do portfólio, a equipe organiza sua coleção de atividades de modo a perceber suas necessidades iniciais, o esforço para superá-las e os resultados alcançados
O portfólio da escola deve ser acompanhado pelo tutor e entregue para avaliação ao final do curso.
Nele, devem constar:
Documentos produzidos pela escola no desenvolvimento das atividades do módulo
- Registros das Reuniões;
- Planos;
- Fotos;
- Avisos;
- Atas;
- Convites;
- Memorial individual de cada cursistas e a produção da trajetória do grupo;
- Avaliação parcial do Plano de Ação.
Observações:
- No decorrer dos estudos e atividades a equipe deverá desenvolver as ações previstas no Plano de Gestão relativas ao Projeto Pedagógico, Regimento Escolar, PDE e outros projetos de forma articulada com os Módulos do PROGESTÃO;
- Ao desenvolver as atividades previstas a equipe deve procurar envolver o Colegiado Escolar, o Grêmio Estudantil e comunidade escolar e local;
- Os documentos revisados, elaborados e/ou implementados pela equipe escolar no decorrer do programa devem ser anexados ao Portfólio;
- O documento Portfólio pode ser entregue impresso ou em CD, contendo memorial individual, atas, freqüência de reuniões, fotos e textos produzidos nas atividades;
- O desempenho dos cursistas será considerado satisfatório se o mesmo obtiver no mínimo 70 pontos ao final do curso.
PORTFÓLIO
Estrutura do Documento
a) Páginas pré-textuais
1. Capa: apresentar o nome do Programa Progestão, Portfólio, escola, local e ano.
2. Folha de rosto: apresentar o texto: Portfólio apresentado ao Tutor (nome completo do Tutor) pelos cursistas (relacionar em ordem alfabética) da Unidade Escolar (nome da escola) participante do Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares - Progestão, como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.
3. Dedicatória (opcional)
4. Epígrafe (opcional)
5. Sumário
b) Páginas Textuais
1. Içando as velas...
1.1. As incertezas iniciais:
Apresentar os sentimentos e compreensão inicial sobre o programa. Expectativas sobre o impacto do Programa PROGESTÃO no âmbito escolar e desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.
1.2. O fortalecimento dos laços:
Apresentar o processo de constituição da equipe e como o Programa foi aglutinando outras pessoas no âmbito da escola. Qual a contribuição do Programa para com o fortalecimento e integração da equipe. De que forma as reuniões para estudo e atividades coletivas transcorreram
1.3. No exercício da gestão democrática – Módulos I, II e V:
Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre a vivência, construção e/ou fortalecimento da gestão democrática, pautando-se nas competências a serem desenvolvidas nestes três módulos e articulando com o processo de elaboração ou revisão do Projeto Pedagógico.
2. Navegando juntos...
2.1. As dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras da escola – Módulos IV, VI e X:
Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre as concepções de ensino e aprendizagem vigentes na Unidade Escolar, sua configuração no Projeto Pedagógico, no Regimento Escolar e na ação docente, citando as medidas de intervenções pedagógicas e administrativas da gestão escolar para elevar o desempenho da equipe e do alunado.
2.2. Havia uma pedra no meio do caminho:
Apresentar a descrição sintética das dificuldades pedagógicas, administrativas e financeiras encontradas pela escola para execução do Projeto Pedagógico, Regimento Escolar e desafios pessoais ou profissionais da equipe gestora para desenvolvimento das competências durante a realização do programa.
2.3. Encontrando as pistas no caminho:
Apresentar as alternativas encontradas pela escola para superação das dificuldades e contribuição das atividades realizadas pelas escolas no desenvolvimento do Programa.
3. Traçando a rota...
3.1. Um novo olhar sobre a escola- Módulos VII, VII e IX:
Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre o processo de construção e apropriação da identidade e autonomia da escola situando a compreensão da instituição a partir de uma perspectiva diferenciada que aponte para o desenvolvimento de atitudes afirmativas.
3.2. A rosa dos ventos (ou para onde ir):
Apresentar a definição de caminhos a serem adotados pela equipe escolar a partir das aprendizagens adquiridas, das trocas realizadas e experiências compartilhadas no desenvolvimento do Programa.
Para Organizar Portfólio: Indicamos:
1º Apresentação Gráfica:
a) Laudas: No mínimo de trinta páginas (sem os anexos), com numeração da página no sumário;
b) Formato: deve ser digitado em papel branco, formato A4, com letras na cor preta;
c) Letra: utilizar na digitação fonte Times New Roman ou Arial com fonte tamanho 16 para títulos, 12 para texto e 10 para citações, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas;
d) Espaçamento: utilizar espaço duplo nas entrelinhas do texto
c) Páginas pós-textuais
1. Referências
2. Anexos: Inserir todas as atividades realizadas por Módulos e socializadas nos Encontros Presenciais, com lista de freqüência e atas de reunião e outros registros que considerem necessários.
3. Fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário