Biblioteca Pública Municipal

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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Orientações sobre PORTFÓLIO

Termo de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.

Normalmente é uma coletânea de documentos. É uma coleção de todo o trabalho em andamento na unidade escolar.

Portfólio da Escola

 Procedimento condizente com a avaliação formativa constitui-se em uma coleção coletiva e proposital das atividades realizadas pela equipe escolar ao longo dos módulos trabalhados na formação continuada, contando a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.

 Essa coleção deve ser construída com a participação de toda a comunidade escolar, pois, cada portfólio é uma criação que retrata a singularidade de cada escola a partir das evidências de aprendizagem próprias a cada processo.

 Na construção do portfólio, a equipe organiza sua coleção de atividades de modo a perceber suas necessidades iniciais, o esforço para superá-las e os resultados alcançados

 O portfólio da escola deve ser acompanhado pelo tutor e entregue para avaliação ao final do curso.

Nele, devem constar:

Documentos produzidos pela escola no desenvolvimento das atividades do módulo

  •  Registros das Reuniões;
  •  Planos;
  •  Fotos;
  •  Avisos;
  •  Atas;
  •  Convites;
  •  Memorial individual de cada cursistas e a produção da trajetória do grupo;
  •  Avaliação parcial do Plano de Ação.

 Observações:

  •  No decorrer dos estudos e atividades a equipe deverá desenvolver as ações previstas no Plano de Gestão relativas ao Projeto Pedagógico, Regimento Escolar, PDE e outros projetos de forma articulada com os Módulos do PROGESTÃO;

  •  Ao desenvolver as atividades previstas a equipe deve procurar envolver o Colegiado Escolar, o Grêmio Estudantil e comunidade escolar e local;

  • Os documentos revisados, elaborados e/ou implementados pela equipe escolar no decorrer do programa devem ser anexados ao Portfólio;

  • O documento Portfólio pode ser entregue impresso ou em CD, contendo memorial individual, atas, freqüência de reuniões, fotos e textos produzidos nas atividades;

  •  O desempenho dos cursistas será considerado satisfatório se o mesmo obtiver no mínimo 70 pontos ao final do curso.
PORTFÓLIO

Estrutura do Documento

a) Páginas pré-textuais

1. Capa: apresentar o nome do Programa Progestão, Portfólio, escola, local e ano.

2. Folha de rosto: apresentar o texto: Portfólio apresentado ao Tutor (nome completo do Tutor) pelos cursistas (relacionar em ordem alfabética) da Unidade Escolar (nome da escola) participante do Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares - Progestão, como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.

3. Dedicatória (opcional)

4. Epígrafe (opcional)

5. Sumário

b) Páginas Textuais

1. Içando as velas...

1.1. As incertezas iniciais:

Apresentar os sentimentos e compreensão inicial sobre o programa. Expectativas sobre o impacto do Programa PROGESTÃO no âmbito escolar e desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.

1.2. O fortalecimento dos laços:

Apresentar o processo de constituição da equipe e como o Programa foi aglutinando outras pessoas no âmbito da escola. Qual a contribuição do Programa para com o fortalecimento e integração da equipe. De que forma as reuniões para estudo e atividades coletivas transcorreram

1.3. No exercício da gestão democrática – Módulos I, II e V:

Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre a vivência, construção e/ou fortalecimento da gestão democrática, pautando-se nas competências a serem desenvolvidas nestes três módulos e articulando com o processo de elaboração ou revisão do Projeto Pedagógico.

2. Navegando juntos...

2.1. As dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras da escola – Módulos IV, VI e X:

Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre as concepções de ensino e aprendizagem vigentes na Unidade Escolar, sua configuração no Projeto Pedagógico, no Regimento Escolar e na ação docente, citando as medidas de intervenções pedagógicas e administrativas da gestão escolar para elevar o desempenho da equipe e do alunado.

2.2. Havia uma pedra no meio do caminho:

Apresentar a descrição sintética das dificuldades pedagógicas, administrativas e financeiras encontradas pela escola para execução do Projeto Pedagógico, Regimento Escolar e desafios pessoais ou profissionais da equipe gestora para desenvolvimento das competências durante a realização do programa.

2.3. Encontrando as pistas no caminho:

Apresentar as alternativas encontradas pela escola para superação das dificuldades e contribuição das atividades realizadas pelas escolas no desenvolvimento do Programa.

3. Traçando a rota...

3.1. Um novo olhar sobre a escola- Módulos VII, VII e IX:

Apresentar a reflexão e avaliação do grupo sobre o processo de construção e apropriação da identidade e autonomia da escola situando a compreensão da instituição a partir de uma perspectiva diferenciada que aponte para o desenvolvimento de atitudes afirmativas.

3.2. A rosa dos ventos (ou para onde ir):

Apresentar a definição de caminhos a serem adotados pela equipe escolar a partir das aprendizagens adquiridas, das trocas realizadas e experiências compartilhadas no desenvolvimento do Programa.

Para Organizar Portfólio: Indicamos:

1º Apresentação Gráfica:

a) Laudas: No mínimo de trinta páginas (sem os anexos), com numeração da página no sumário;

b) Formato: deve ser digitado em papel branco, formato A4, com letras na cor preta;

c) Letra: utilizar na digitação fonte Times New Roman ou Arial com fonte tamanho 16 para títulos, 12 para texto e 10 para citações, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas;

d) Espaçamento: utilizar espaço duplo nas entrelinhas do texto

c) Páginas pós-textuais

1. Referências

2. Anexos: Inserir todas as atividades realizadas por Módulos e socializadas nos Encontros Presenciais, com lista de freqüência e atas de reunião e outros registros que considerem necessários.

3. Fotos.

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